Toda Automação de Marketing Deve Ter Esses Processos.

por jul 2, 2020Automação Básica, Automação de Marketing, Estratégia de Vendas, Marketing Digital, Vendas1 Comentário

Toda Automação de Marketing Deve Ter Esses Processos.

por jul 2, 2020Automação Básica, Automação de Marketing, Estratégia de Vendas, Marketing Digital, Vendas1 Comentário

 

A automatização de Marketing, está constantemente presente em sua vida. Quer dizer, na sua caixa de e-mail.

 

Decerto que você já recebeu um e-mail de parabéns pela sua compra, cupom de desconto de aniversário, lembrete de carrinho abandonado etc. É uma ferramenta muito comum ao setor comercial, que vem se expandido a outros setores como RH e administração. 

 

Sendo assim, para 80% das grandes empresas, a automação se tornou uma chave para o sucesso, segundo pesquisas da Gleanster.

 

Entretanto se engana, quem acredita automatização de marketing não é para todos. Pequenas empresas podem se beneficiar em diversos processos também. Desde a captura de leads, ao atendimento, tarefas rotineiras e fechamento de vendas. 

 

A seguir listamos 6 processos que podem – e devem! – ser automatizados para que você possa se dedicar ao que realmente importa: Fazer a empresa crescer.

 

 

Automatização de Marketing
Preparado pra anotar tudo?

 

 

1 – Estruturação do seu processo de venda

 

Mapear o caminho do lead, até se tornar um cliente em potencial, aumenta exponencialmente sua taxa de conversão.

 

Por exemplo, se você vende cursos online, a automação lhe permitirá, apontar a sua equipe de vendas, quando será necessário entrar em contato com o cliente.

 

Afim que, o lead em questão, durante todo o seu processo em seu Funil de Vendas, é bombardeado com comunicações pré-programadas e personalizadas. Ou seja, se ele gosta de Inglês, receberá conteúdos em inglês. Se gosta de Espanhol, receberá conteúdo de Espanhol.

 

 

 

 

Veja o exemplo a seguir, separado em três etapas básicas

 

 

 

Oportunidade: Quando um cliente em potencial é identificado, o software designa um representante para fazer o acompanhamento. 

 

 

 

Contato: Quando chega o momento ideal para uma ligação ou e-mail. O vendedor o abordará e começará o processo de venda. Caso não consiga o contato, um e-mail pode ser programado, para que em X dias uma nova tentativa seja realizada. 

 

 

 

Qualificação: Qualificar o Lead é classifica-lo como quente ou frio. Quente quando está mais apto a comprar algo e frio quando ainda é um lead pouco provável de fechar com você. Essa qualificação pode ser feita de diversas formas, mas no geral, é feito sobre o montante de comunicação que o mesmo recebe. 

 

 

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É como um processo de construção, sua ideia é sempre construir uma boa base.

 

 

 

2 – Respostas mais eficientes e personalizadas 

 

 

 

Estudos como o “Lead Response Management Study” comprovam que uma demora de apenas 30 minutos a um pedido de contato faz com que suas chances de qualificar seu lead diminuam em 21 vezes, em comparação com uma ligação dentro de 5 minutos.

 

Assim sendo com a automação, é possível gerar a resposta automática, através de um campo CALL TO ACTION (CTA)  como “entre em contato conosco” com nome e e-mail no seu site. 

 

 

 

Plataformas específicas de automatização de marketing como a Infusionsoft podem lhe fornecer o código HTML necessário para este formulário, que uma vez preenchido pelo cliente gera uma resposta de e-mail automática, como: 

 

 

 

“Oi, [Primeiro Nome]! Agradecemos o seu contato. Gostaríamos de informar que recebemos a sua mensagem. Alguém entrará em contato com você em breve”. 

 

 

 

E você pode ir além, seu e-mail de boas vindas pode ser ainda mais personalizado. Oferecendo desde já informações sobre sua empresa, PDF’s, conteúdo de blog etc. 

 

Se seu cliente chega até você com dúvidas, você poderá programar e-mails ou chatbots para esclarecer essa dúvida o quanto antes

 

De tal forma que seu lead ficará feliz, pois perceberá que sua empresa, além de estruturada, oferece todo o suporte para o mesmo

 

 

E-mail Marketing, Personalizado, Automatização de Marketing
É entender cada ponto do seu cliente e estar pronto para atendê-lo.

3 – Conquiste clientes com conteúdos próprios.

 

 

 

Segundo pesquisa do The Radicati Group, uma pessoa recebe em média 88 e-mails de publicidade diariamente, portanto, você precisa se destacar mediante seus concorrentes. A antiga publicidade, já não é mais tão efetiva.

 

 

 

Desse modo conteúdos grátis, como blogs, e-books, vídeos ou outros recursos, atraem a atenção dos clientes e geram novos. Além de trazer a sua marca o posicionamento de autoridade no assunto, aumentando suas chances de conversão em vendas. 

 

 

 

Por exemplo, se você tem um salão de beleza, matérias sobre o mundo da beleza, podem ser entregues através de processos automatizados com software. Assim você consegue identificar quais clientes estão interessados e quais conteúdos os interessam.

 

Novamente, aumentando sua chance de conversão.

 

 

 

4 – Tarefas rotineiras, mais fáceis do que nunca.  

 

 

 

A automatização de marketing não foi feita para substituir todos os processos humanos, mas sim maximizar sua eficiência, ajudando sua equipe a economizar tempo e se organizar melhor. 

 

Por exemplo, podemos trabalhar com automação de lembretes, monitoramento de tarefas como ligações, notas de agradecimento, manuscritos e afins.

 

 

 

Nesse sentido uma Pet Shop pode programar lembretes para horários de banho e tosa periodicamente. É só anotar o dia em que o pet foi tomar banho e X tempos depois, um e-mail será enviado relembrando o conteúdo.

 

Outro ponto legal, é a integração do estoque com o marketing. Ao número de X produtos no estoque, a equipe de vendas, pode receber um e-mail para queimar o estoque e a logística outro e-mail demandando mais compras.

automatização de marketing
É ser multitarefa, mas de uma forma muito mais eficiente.

 

 

 

5 – Limpar a sua lista de e-mails 

 

Já falamos amplamente sobre esse assunto, mas aqui vamos reforçar essa importância. 

 

Ter muitos e-mails em sua lista pode não significar nada, se não forem e-mails qualificados. O que ao longo do tempo, pode refletir em uma queda drástica da sua taxa de abertura.

 

 

 

Isso se dá porque provedores como o Gmail e Hotmail medem a frequência de interação do seu e-mail para detectar possíveis spam

 

 

 

Entretanto com o software de automação, você pode segmentar esses assinantes inativos e automatizar uma série de e-mails atualizando seu cadastro e interesse em continuar recebê-los.

 

 

 

Seja como for dê aos leitores a escolha entre dois links, para “sim” ou “não”, higienizando sua lista e ajudando a elaborar suas mensagens de acordo com as necessidades e interesses de seus clientes

E-mail marketing
É preciso conversar com seu cliente por e-mail, de forma humanizada e clara. Seja diferente!

 

 

 

6 – Gerar vendas recorrentes 

 

Uma venda não é um evento único e isolado. Você quer que o cliente compre com você de novo, afinal, ele ja é um lead quente, a probabilidade de concluir as vendas é altíssima. 

 

 

 

 

Seja proativo ao automatizar incentivos para futuras vendas ao invés de esperar que os clientes percebam que precisam de mais. Com automação você pode enviar um e-mail, x dias após reforçando a ideia de compra.  

 

 

 

Por exemplo, caso você tenha vendido um suprimento de 30 dias, o seu cliente receberá automaticamente uma mensagem, como: “Sabemos que está acabando. Você gostaria de comprar mais?”, já com link para o produto.

 

Primeiramente significa conveniência para o cliente, que não precisa ir atrás comprar mais. Outro ponto, é sua equipe de vendas não precisará parar para correr atrás de cada cliente.

Vendas
No final das contas, tudo se resume a vender. Só vamos fazer bem feito né?

 

 

Em suma, a automatização de marketing funciona como uma mão na roda para qualquer tipo de empresa. Pois em todos os cenários ela significa otimização do tempo trabalhado e aumento dos seus ganhos.

 

Aqui na UP oferecemos o serviço completo para você que quer iniciar na automação. Seja através de consultoria especializada, até mesmo aceleradora de negócios. 

 

Converse com a gente, saiba mais como podemos transformar sua empresa em uma máquina de vendas.

 


 

 

 

 

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