Black Friday, Funol de Vendas

Black Friday – Venda mais com Funil de Vendas!

Em nosso último post, ensinamos dicas básicas e funcionais para que você entre na Black Friday com um diferencial. Contudo, nesse post, ampliaremos ainda mais com a introdução do Funil de Vendas.

Inegavelmente a comunicação bem aplicada,  é um diferencial para quem busca um melhor posicionamento de mercado. Porém, quando juntamos esse processo, com otimização de marketing, seu setor de vendas irá render muito mais.

Hoje, ensinaremos algo que vai um pouco mais além do habitual, mas que acredite, é o pulo do gato para muitas das empresas.

Assim sendo, falaremos sobre Funil de Vendas e como TODA empresa que trabalhe com vendas deve ter um.

Funil de Vendas e Black Friday

Vamos conhecer o Funil de Vendas…

Primeiramente, o o funil de vendas  (ou pipeline) é o que te permite acompanhar a jornada do cliente, desde seu primeiro contato até o fechamento do produto/serviço.

Logo, cada etapa do Funil, é feita para dar suporte a jornada de compra dos leads, através de gatilhos e nutrição.

Contudo, é um ótimo suporte a equipe de vendas, que consegue acompanhar quais os clientes mais interessados (quentes), os que estão se interessando (mornos) e os que não sabem nem onde estão (frios).

Igualmente em nosso Curso Avançado Infusionsoft , apresentamos como montar um Funil de Vendas Perfeito.

Entretanto, por agora, iremos apresentar 3 etapas principais do Funil de vendas.

Topo de Funil

Onde o prospect enxerga a necessidade, começa a pesquisar, até chegar a sua empresa e entrar em contato. Então seu papel aqui será nutri-lo com conteúdos mais ricos, que apresentem soluções momentaneamente satisfatórias.

Ao passo que essa aproximação, poderá ser feita através de e-mail marketing, ebooks, formulários etc.

  1. Nova oportunidade
  2. Entrando em contato
  3. Engajando com o lead


Meio de Funil

De acordo com o avanço do Prospect no Funil, ele se tornará um Lead qualificado.  Porém, ainda em dúvidas, ele busca soluções mais técnicas, porém não sabe como.

Trabalhe para amadurecer sua ideia e fechar com você. Não entre ainda em propostas milagrosas, faça-o entender melhor sua necessidade. Se torne referência no assunto, seja sútil nesse momento.

  1. Lead qualificado
  2. Envio de proposta
  3. Proposta aceita

Fundo do Funil

No fundo do Funil os leads qualificado estão prontos para tomar sua decisão e fechar com alguma empresa.

Se durante todo esse processo, você estabeleceu uma relação de confiança e referência do assunto, sua equipe de vendas precisa só finalizar. Mostrar que você é a solução dos seus problemas!

Lembrando que, estar no Fundo do Funil, não significa necessariamente fechar a venda. Pode ser que o lead encontre algo que se adeque mais e nisso se dê como Venda Perdida.

  1. Venda fechada
  2. Venda perdidas

Funil de Vendas

Atualmente, a quantidade de estágios pode variar, aumentando ou diminuindo, e isso depende da forma que você trabalha.

Crie oportunidades na Black Friday

Antes de mais nada, uma Oportunidade é uma ferramenta criada para o representante de vendas. Ou seja, um prospecto (possível cliente) que caiu ou cairá no seu Funil de Vendas.
Em nível conceitual, tem duas características muito importantes para este representante:

  1. Informar a posição de alguém no processo do funil usando as etapas de venda;
  2. Determinar hora e data para a próxima ação a ser realizada.

Com isso, o representante de vendas pode obter uma visão detalhada do funil, ver quantas pessoas estão nas diferentes etapas e saber exatamente com quem precisa falar (aqueles que estão com a próxima data e hora de ação sendo hoje, por exemplo).

Como usar o Funil de Vendas na Black Friday?

Bem como dito em nosso primeiro post sobre Black Friday, é importante que você arrume a casa para atrair novos clientes.

Logo, com um Funil de Vendas, você consegue categorizar quem cada Lead por interesse. Sendo assim, você consegue construir uma lista de Leads interessados em receber suas ofertas Black Friday.

E isso, por exemplo,  pode ser feito através de um simples e-mail, perguntando se o prospect tem ou não, interesse em receber as promoções de BF.

De tal forma que dentro dessa lista haverão os clientes mais quentes e os mais frios, conseguindo personalizar conteúdos para cada um. Exemplo, levando uma promoção aos mais quentes e uma conteúdo mais informativo aos mais frios.

Segmente seus leads por interesse

De fato, um grande passo, para quem trabalha com vendas em e-commerce, é segmentar sua comunicação por interesse de produto.

Criar um Funil para eletrônicos, outro para eletrodomésticos, outro para moda e por ai vai.  De forma que a mensagem que venha a receber, faça sentido para ele.

E isso pode ser resolvido com um simples preenchimento de formulário, onde o Lead informa o que gostaria de receber. Por exemplo:

  • Qual categoria de produto mais lhe interessa.
  • Dentro dessa categoria, qual seu produto favorito
  • Tente aprofundar com seus gostos e tipos físicos, tudo depende do seu público.

Foque nos leads perdidos

Como dito anteriormente, a automação de marketing, nos permite saber cada passo do Lead. Uma delas, e muito importante, é o abandono de carrinho. Ou seja, o lead no ultimo momento não concluiu o pedido.

Carrinho abandonado

Nesse caso você pode enviar um e-mail x minutos depois para o lead, oferecendo algum desconto para finalizar a compra ou somente com algo como “O que aconteceu? Estamos aguardando seu pedido”

Recuperação de compra

Nesse caso o Lead chegou a concluir a compra, mas não finalizou o pagamento. E esse e-mail seria algo como “Sua compra está aguardando pagamento”. É um e-mail mais simples e que cabe somente como reforço.

 

 


Continue acompanhando nossas postagens em nosso Blog para saber mais sobre Black Friday!

Aqui na UP oferecemos ferramentas e campanhas prontas para sua empresa.

Para saber mais Fale conosco, temos diversas opções para você. 

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