Como melhorar seu Funil de Vendas com Automação!

Preparar, melhorar, Automatizar!

Vou te ensinar  como MELHORAR seu funil de vendas com Automação, com uma ferramenta incrível do marketing digital: A automação.  Uma campanha bem estruturada e fluída irá gerar uma relação de longa duração com possíveis clientes e que lhe poupará muito tempo no trabalho.

A melhor forma é começar com um Funil de Vendas bem estruturado e automatizado, que pode vir a se tornar experiência extremamente enriquecedora e

Prontos? Então vamos.
Prontos? Então vamos.

Como funciona uma oportunidade no Funil de Vendas?

Antes de mais nada, uma Oportunidade é uma ferramenta criada para o representante de vendas. Ou seja, um prospecto (possível cliente) que caiu ou cairá no seu Funil de Vendas.
Em nível conceitual, tem duas características muito importantes para este representante:

  1. Informar a posição de alguém no processo do funil usando as etapas de venda;
  2. Determinar hora e data para a próxima ação a ser realizada.

Com isso, o representante de vendas pode obter uma visão detalhada do funil, ver quantas pessoas estão nas diferentes etapas e saber exatamente com quem precisa falar (aqueles que estão com a próxima data e hora de ação sendo hoje, por exemplo).

 

Quando a Automação entra em jogo com o Funil de Vendas?

A automação começa quando há um movimento nas etapas de venda, ou seja, quando o prospecto (possível cliente) se movimenta pelo Funil de Vendas. Ou seja, dentro de cada etapa, poderá haver um novo processo automatizado.

O objetivo quando se está “trabalhando uma oportunidade” é fazer com que a pessoa vá passando de etapa em etapa, até chegar no final.

Vejo o exemplo:

Um possível cliente, vamos chamar de José, caiu dentro do seu Funil de Vendas. O primeiro passo será entender que posição José ocupa no Funil.

Isso pode ser determinado de acordo com seu grau de interação com sua empresa, ou seja, se cadastrar para receber Emails, baixar um E-book, entrar em contato. Enfim, isso depende de como seu Funil está configurado.

Supondo que seu comercial entre em contato com José e ele demonstre interesse, mas ainda está em dúvida, aqui se cria uma grande oportunidade de Automação. Pois você poderá qualifica-lo como um Lead em potencial e que demanda de mais material.

Como é o próprio representante de vendas quem deve realizar esse contato, aqui temos uma grande oportunidade de automatizar uma comunicação. Ou seja, Automação.

Leia esta frase em voz alta para que realmente você entenda:

“A Automação complementará as funções da equipe de vendas.”

Beleza?

Vamos em frente!

Incrível como as coisas se encaixam né?

 

Como construir uma campanha para automatizar o Funil de Vendas?

Aqui começamos a melhorar seu Funil de Vendas com Automação. Já que o funil se baseia no movimento das etapas de venda, primeiro temos que definir quais são: Topo, meio e fundo de Funil.

Topo são os clientes que geraram pouca interação, meio são os clientes que já despertaram o interesse maior no produto e fundo são os clientes que só precisam do empurrãozinho para fechar.

Estabelecer as etapas de venda é um tema completamente diferente e, por isso, não será visto neste post. Mas preparamos algo especialmente pra você  Aqui.

Uma vez que um prospecto é passado para a etapa de “Contato”, o Infusionsoft (Ferramenta de Funil de Vendas) identifica essa alteração e automaticamente joga o prospecto dentro de uma sequência com Email (olha a automação em ação de novo):

 

Funil de Vendas da Infusion Soft

 

Como melhorar meus e-mails e torna-los atrativos para Automação?

Sendo simples e direto, quanto menos robotizado for o seu e-mail, melhor será recebido. E isso não quer dizer que precise escrever cada e-mail, porém, tenha um padrão que seja fácil, simples e PERSONALIZADO. Essas três palavrinhas vão fazer você decolar!

Olha só que legal esse e-mail que nossa empresa enviou automaticamente para um cliente de topo de Funil.

Funil de Vendas

É estranho ler um e-mail com tantas variáveis como (~contact.FirstName~ e outros), mas é pq aqui incluímos a PERSONALIZAÇÃO. Não importa quantos prospectos você tenha no seu Funil, todos receberão o e-mail como se fosse feito somente para ele.

Como melhorar suas tarefas com automação.

Ative a função próxima data e hora de ação, suas tarefas serão vistas no calendário do responsável. Se uma tarefa for criada, também será agregada ao calendário. É basicamente como definir tarefas na agenda do celular.

O que nós recomendamos é: Se o prospecto é uma oportunidade de verdade, continue usando o Próxima Data e Hora de Ação para tudo e evite utilizar tarefas e compromissos. Isso fará com que não existam redundâncias em seu calendário.

Funil de Vendas

 

Para fecharmos com chave de ouro há um ponto muito importante a ser considerado: Para ganhar dinheiro com automação, você precisa se organizar. 

Melhorar seu Funil de Vendas com Automação, não é algo que acontece do dia pra noite. O funil é apenas uma ferramenta de suporte. Você diz ao sistema o que precisa fazer  com o prospecto, mas quem coordena as ações, é você.

 


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