O que é Inbound Marketing e Marketing de conteúdo!

por ago 11, 2020Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital1 Comentário

O que é Inbound Marketing e Marketing de conteúdo!

por ago 11, 2020Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital1 Comentário

Nos últimos anos a área de Marketing deu um “boom”. Muito em função da internet, mas também do Inbound e marketing de conteúdo.

Primeiramente, precisamos explicar que Marketing de Conteúdo é o combustível do Inbound Marketing.

No inbound é o cliente que vem até a empresa e não o contrário, como estamos acostumados a ver no marketing “antigo”. Logo, isso pode acontecer das mais diversas formas, seja por rede social, blog, site, videos, podcast etc. 

Gosto de dizer que nesse campo do marketing as vendas não são empurradas, elas acontecem

Então se você não quer ficar de fora das principais novidades sobre isso, e ainda quer descobrir como é possível se destacar da concorrência nessa área, siga conosco até o final da leitura.

Geração Z e a importância do conteúdo inbound

Todos nascidos de meados dos anos 2000 até hoje, se enquadram na Geração Z. 

Portanto as gerações anteriores são consideradas “imigrantes digitais”, o que quer dizer que elas se adaptaram as novas tecnologias. Diferente da geração atual, que já nasceu com a tecnologia e cresceu com a mesma

Automação de Marketing
Bateu a idade né?

 

Naturalmente, ao precisar de um serviço ou de um produto, essas pessoas terão outro ponto de vista sobre como deve ser a relação de compra e venda.

É aí que entra o papel do Inbound Marketing. O Outbound usa do apelo comercial em torno de promoções e recursos afins, para atrair clientes. Já o inbound, fará uma abordagem com menos cunho comercial e mais conteúdo/comunicação.

O conteúdo do inbound, visa desenvolver uma relação com o cliente, antes de concretizar a compra. Geralmente está muito ligado a experiência que seu serviço ou produto pode oferecer. 

Quais os tipos práticos de inbound marketing?

As novas gerações de consumidores podem ser conhecidas as que consomem conteúdos e experiências marcantes. Para elas, os produtos e serviços são algo como uma mera consequência natural.

Ao passo que isso é verdadeiro para qualquer tipo de produto ou serviço, mas é ainda mais verdadeiro para soluções modernas e tecnológicas, como o uso de energia solar para chuveiro por exemplo.

Anúncios sobre esse setor, geralmente giram em torno da experiência e benefícios que esse produto faz. Portanto, dificilmente você verá o preço estampado em algum anúncio do tipo. 

Mas afinal, quais são os tipos de “conteúdo” de que o inbound tanto fala? Hoje os formatos mais praticados são os seguintes:

  • E-mail marketing;
  • Newsletters;
  • Blogs e vlogs;
  • Podcasts e webinários;
  • Redes sociais;
  • SEO (otimização);
  • E-books e apps;
  • Entre outros.

Uma empresa de limpeza de fachada a seco, por exemplo, pode alimentar sua clientela com novidades sobre essa área de atuação comercial.

Já com o recurso dos e-mails essa estratégia pode integrar uma campanha de inbound marketing, com a qual é possível fazer os leads avançarem pelo funil de vendas.

Antes de falarmos sobre as demais modalidades de inbound, portanto, preciso que você leia esse post sobre Funil de Vendas.

Inbound Marketing
É pra ler tudinho em?

Formatos de conteúdos do inbound marketing

Inegavelmente os blogs se tornaram o principal canal de marketing de conteúdo do universo corporativo.

É por meio deles que as empresas conseguem oferecer mais da experiência do seu produto ou serviço. Criando um laço de fidelidade com os leads.

Aqui damos umas dica de como trabalhar seus e-mails de forma criativa e personalizada. 

A dica de ouro é SEJA CRIATIVO COM SEU CONTEÚDO, não copie de outros sites e agregue valor ao conteúdo trabalhado. 

Contudo, um ponto interessante, é reaproveite o posts do blog e use-os em outros canais. É possível juntar vários deles e criar um e-book, por exemplo; ou então, resumi-los e criar postagens em redes sociais.

Entretanto engana-se quem acha que inbound é válido só pro meio digital!

Uma empresa que trabalha com loja física pode usar de um blog para atrair leads, como pode também,  aprimorar o seu manual de instalação para que seja leve e fácil de ler

Legal né!?

 


 

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