O que é Automação de Marketing?

por jan 18, 2021Automação Básica, Automação de Marketing, Marketing Digital1 Comentário

O que é Automação de Marketing?

por jan 18, 2021Automação Básica, Automação de Marketing, Marketing Digital1 Comentário

Antes dos Simpsons preverem o futuro, os Jetsons já nos diziam como possivelmente seria a vida no século 21. Porém, ainda falta um tanto para chegarmos aquele cenário, mas muita coisa já virou realidade. Entre elas, termos robôs realizando funções do cotidiano.

E calma, não estou falando de robôs humanoides, mas de robôs digitais que nos permitem trabalhar melhor nossas vendas, contatos com o público,  conteúdo etc. Logo, realiza-las com o máximo de eficácia é um grande desafio desde a menor das empresas até a maior. E aí que entra a …

Automação de Marketing!

Automação de Marketing

Ela ajuda a você atingir potenciais clientes, que de alguma forma já estão interessadas no serviço ou produto, mas de forma personalizada e dedicada.

E aposto com você, que até o final desse post, você vai querer adotar essa técnica a sua empresa.

Nesse post você verá:

O que é Automação de Marketing?

Quais os benefícios da Automação

  • Crescer, vender e reduzir custos.
  • Funil de Vendas Super Otimizado
  • Otimize seu tempo e suas vendas
  • Segmente, segmente e segmente!
  • Ciclo de Vendas menor
O que é e o que faz uma ferramenta de Automação de Marketing?
Quais funções esperar da Automação de Marketing?
Ferramentas de Automação de Marketing

 

O que é Automação de Marketing ?

Antes de mais nada, vamos a sua definição: Automação de Marketing é o uso da tecnologia ao seu favor para automatizar ações e processos rotineiros. Ao mesmo tempo, de forma personalizada e customizada. Em outras palavras é trabalhar menos e melhor.

O termo se refere a qualquer ação de Marketing Digital que pode ser automatizada com tecnologia. Desde disparo de e-mails, agendamento de posts das redes sociais, contato com clientes, chatbots, controle de equipe de vendas etc.

Aqui na UP não recomendamos usar automação para seguir milhares de contas em minutos, pois os parâmetros para determinação do perfil são vagos e limitados.

Dois grandes pontos que a Automação nos apresenta, é a possibilidade de trabalhar Marketing de Conteúdo dentro do Funil de Vendas. A fim de que é basicamente um processo em que você nutri seu cliente com informações úteis, que possivelmente o levarão a compra. Tudo isso com o mínimo de intervenção da sua equipe.

Logo a Automação de Marketing hoje é uma das melhores ferramentas para gerar leads (clientes), nutri-los e leva-los a decisão da compra. E não para por aí, pois ela é uma ótima ferramenta para pós-venda também.

Vendas, Automação de Marketing
Você depois de contratar Automação de Marketing

 

Porém, antes de avançarmos ao próximo tópico, cabem duas ressalvas de pontos muitos importantes sobre automação.

 

E-mail Marketing e Automação de Marketing são coisas diferentes.

Decerto é comum associar ambas as ferramentas, pois o e-mail marketing é muito aplicado dentro da automação. Todavia,s isso não os fazem ser a mesma coisa. Assim sendo, vamos aprender a diferenciá-las:

–  A automação é todo o conjunto de interações entre marca e consumidor, enquanto o e-mail é algo mais pontual.

–  A automação é ativada a partir de algum gatilho feito pelo próprio usuário, é uma ação passiva. Enquanto o e-mail é uma ação ativa, no qual você envia o e-mail para uma base.

Métricas de automação são mais amplas e completas, pois são o resultado de um conjunto de ações. Enquanto as de e-mail são métricas voltadas ao estilo da ferramenta (taxa de abertura, cliques, interações, spam etc)

Dessa forma fica claro que a Automação de Marketing é muito mais abrangente e trata do usuário por todo seu ciclo dentro do seu Funil de Vendas.

Automação de Marketing x CRM

O CRM trata a gestão do relacionamento com o cliente, enquanto a automação foca em atrair, converter e nutris os clientes.

Portanto uma boa plataforma de CRM se preocupa em organizar, acompanhar e registrar essas interações para criar abordagens personalizadas e otimizar relacionamentos.

Logo, ambas as áreas caminham de mão dadas, tanto que não é difícil encontrar uma ferramenta de automação que não tenha CRM.

Pronto, agora podemos voltar a programação normal.

 Quais os benefícios da Automação?

Segundo a pesquisa Marketing Tools Latam 2019, 68,9% das empresas entrevistadas na América Latina usam alguma ferramenta de Automação de Marketing. Ao passo que só aqui na UP já temos mil empresas contratadas.

Dessa maneira separei alguns bons benefícios que me farão ganhar a aposta que você irá adotar a Automação de Marketing para você.

Crescer, vender e reduzir custos.

Antes de mais nada gosto de dizer que com automação só se investe uma vez, uma vez que processos automatizados podem e devem ser replicados o máximo de vezes. Sofrendo apenas otimizações rotineiras.

Portanto, não depende de trabalhos manuais, o comportamento do usuário é quem ditará as regras do seu Funil. A automação de Marketing permitirá identificar em que nível de interação está cada cliente seu.

Logo, o que vemos como resultado é um funil móvel, ou seja, dentre os possíveis leads, um número menor se move para as etapas finais e de fato se torna cliente.

Otimize seu tempo e suas vendas

Uma base expressiva de Leads qualificados e não quantificados, tem mais valor para sua equipe. Que poupará esforços para vender e consequentemente terá mais tempo para se dedicar a outras atividades.

Como resultado, leads mais maduros que geraram tickets maiores. A Automação de Marketing garante esse papel de fornecer o conteúdo adequado e preparar a venda.

E isso afetará não só suas vendas, mas também as demais equipes envolvidas. Portanto, lembre-se “Time is Money”!

 

Segmente, segmente, segmente!

Um dos melhores pontos de automação é a segmentação. Seja por cargo, empresa, faixa salarial, momento de compra, escolhas etc.

Na prática isso significa eficiência no contato, pois seus conteúdos serão altamente direcionados a pessoa dedicada. Em outras palavras, não mais conteúdos genéricos para uma base imensa de contatos.

Ciclo de vendas menor

Lembra que falei de otimização de vendas? Então, uma outra grande vantagem para equipe comercial, é receber os leads quando já estão quase nas últimas etapas de compra.

Logo, o ciclo de venda — ou seja, o tempo que demora entre o primeiro contato com o cliente até fechar negócio — tende a ficar mais curto.

Automação de Marketing e Vendas
Você vendo a concorrência vender mais com automação

 

O que é e o que faz uma ferramenta de Automação de Marketing?

De fato, Automação é uma ferramenta perfeita para quem trabalha com Marketing Digital, pois permite ter uma maior gestão e visão das suas ações.

Lembra daquele quadro de post its que fazíamos para podermos nos organizar melhor? Decerto, quem criou a automação fazia muito isso!

DIY NA HUMILDADE : QUADRO DE POST IT - YouTube

Logo, através de softwares é possível digitalizar nossas rotinas de processos de vendas, reunir dados dos leads, puxar relatórios, criar landing pages e por ai vai.

Todavia é importante ressaltar que a automação não é um processo 100% automático, pois sempre dependerá da inteligência humana. Portanto, o início da ferramenta se parte de forma manual, para posteriormente se tornar automática.

 

Quais funções esperar da Automação de Marketing?

Veja abaixo o que você irá encontrar com automação de Marketing.

Fluxos de Automação

Fluxos de automação podem ser definidos como ações rotineiras de um determinado setor. No caso da automação, essas ações, são definidas a partir de determinados gatilhos.

O mais legal é que você pode traçar fluxos com as mais variadas finalidades. Veja alguns exemplos:

    • Fluxos de Nutrição
    • Abandono de Carrinho
    • Contato Boas Vindas
    • Aniversário

Gerenciamento de Leads

Como dito anteriormente a Automação funciona como uma ferramenta de Gestão do Marketing Digital. Por exemplo, você pode classificar seu lead lo como frio (sem interesse ou pouco interessado), morno (há interesse, mas não tanto), quente (muito interessado) ou Cliente.

Dessa forma sua equipe de vendas e Marketing saberá exatamente com quem e quando trabalhar. Com o propósito de identificar quais as melhores possibilidades para uma estratégia de vendas ou marketing.

Outro ponto, além de classificá-lo, é entender onde se encontra esse lead. Se algum contato já foi feito, se algum vendedor já vendeu algo, se é um ex-cliente e por aí vai.

Gerar Novos Leads       

Bem como é importantede gerenciar leads, criar novos é tão quanto. Logo, com uma boa ferramenta de automação (que falarei mais a frente), é possível atingir esse objetivo através de E-mail Marketing, Formulários e Landing pages.

Nesse sentido por mais que se encontre diversas ferramentas que fazem essas funções de forma separadas, é importante entender que a Automação é um ecossistema. Portanto se uma ferramenta abriga todas essas funções, na grande maioria dos casos, elas serão integradas para funcionarem em seu 100%.

Relatórios

Por fim do que adiantará tanta informação se não soubermos como analisá-las. Certo?

Uma boa ferramenta de Automação apresentará relatórios completos e personalizados sobre cada etapa do seu processo.

Portanto, você precisa saber as taxas de conversão de cada etapa para saber quantos leads estão evoluindo e chegando até o fechamento da venda, e onde estão os gargalos para otimizar o funil e ter mais resultados.

 

Ferramentas de Automação de Marketing

Não existe “a melhor ferramenta de Automação de Marketing do Mercado”. Existe aquela que melhor se adequá ao seu tipo de negócio e tamanho. Veja abaixo algumas das ferramentas mais interessantes encontradas pela UP:

1.Hubspot

Líder em Marketing Inbound a Hubspot é um ecossistema completo para gestão de Marketing e Vendas. Com eles você encontrará a melhor integração CRM do próprio HubSpot, além de todas as funcionalidades que uma boa Automação demanda.

Custo: Os valores partem de $ 25/mês para planos pagos, além de um plano Free-Trial.

2.keap

Keap é o software mais antigo e poderoso do setor de Automação. Durante muito tempo conhecido como Infusionsoft (hoje não mais) oferece a solução mais completa para quem procura uma ferramenta de Automação de Marketing Avançada, Automação de Vendas, Integração de aplicativos e campanhas personalizadas.

Custo: Atualmente a UP oferta essa ferramenta com planos a partir de $39/mês. Saiba mais aqui

3.ActiveCampaign

Uma das ferramentas mais vendidas dentro da UP, também uma das mais completas para Marketing, Vendas e CRM integrados.

Custo: Os valores começam a partir de R$ 39,90 e já entregam uma enorme funcionalidade de ferramentas. Sendo assim, uma das mais completas no Brasil. Saiba mais aqui.

4.Leadlovers

leadlovers é uma ferramenta brasileira, focada em pequenos negócios e infoprodutores. É uma plataforma completa de Marketing Digital, com funcionalidades simples e intuitivas, que permitem criar automação funcionais a sua empresa.

Custo: A partir de R$ 110/mês, sendo extremamente útil para a maioria dos clientes.  Saiba mais aqui

5.Rdstation

O RD Station foi desenvolvido pela empresa brasileira Resultados Digitais. Uma das suas principais vantagens é que é toda desenvolvida em português. Ela permite realizar o disparo de email marketing, otimizar conteúdos para motores de busca (SEO), criar ações de automação e muitas outras funcionalidades.

Custo: O plano Light, para dar os primeiros passos, custa R$ 59 por mês.

 

E com isso nós da UP apresentamos tudo que você precisa saber sobre Automação de Marketing.

Uma das ferramentas mais comentadas nos últimos anos e que certamente mudará o futuro de muitos em 2021.

Com isso, só me falta uma pergunta. Ganhei aquela aposta?

 

Segue alguns títulos que podem lhe interessar:

Você está preparado para 2021?

Como montar sua estratégia de Automação

Como escolher o melhor programa de Automação.

Campanhas de Automação Simples e Úteis ao seu negócio.


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