Descubra quais os setores que mais venderam em 2020!

por dez 10, 2020Estratégia de Vendas, Marketing Digital, Vendas1 Comentário

Descubra quais os setores que mais venderam em 2020!

por dez 10, 2020Estratégia de Vendas, Marketing Digital, Vendas1 Comentário

Fim de ano, todo mundo se preparando para montar árvore de natal e comprar presente. Todavia, dessa vez o presente é para você que vem construindo um processo de mudanças na sua estrutura de vendas e marketing. Irei te apresentar quais os setores mais venderam em 2020 e como chegaram até isso.

2020
Brincadeiras a parte, sabemos que não foi um ano tão ruim assim. (eu acho)

Eis aqui um belo complemento a publicação que fiz de como se preparar para 2021.

 

O que 2020 trouxe de diferente.

 

Tive um professor que ensinou a ver o melhor de toda situação, mesmo diante do pior. E não é que é verdade? Ao menos para o Brasil, 2020 veio com um “acorda” para o nosso mercado.

 

O brasileiro por si só é uma população conservadora, dificilmente novos modelos são implementados aqui sem que haja uma grande resistência. Vide o auto atendimento em supermercados e restaurantes, que caminha a passos vagarosos.

 

Mas para certas situações, não há muito o que se fazer. O “novo normal” trouxe a tona algumas metodologias de mercado interessantes. A começar pelo boom de varejo online, que cresceu mais de 47% somente esse ano.

 

 

A pandemia nos obrigou a ter um novo comportamento, um “novo” modelo de compras. Sem a possibilidade de podermos comprar nas lojas físicas, nos vimos obrigado a trazer tudo para o mundo virtual. E aí, que as coisas começaram a mudar.

 

Setores que mais venderam em 2020

 

Costumo dizer que em 2020 o brasileiro descobriu que tinha uma casa, pois um dos setores que mais surpreendeu nesse período foi o de material de construção. Os dados apontavam que em 2019 o setor havia decaído 4% em vendas, seguido de 2020 que seria de 7%.

 

Entretanto, a previsão é que o setor termine o ano com 0%. Ou seja, “cresceu” 7%. O que por um lado é interessante, pois foram os primeiros a reabrir. Sendo que, ao mesmo tempo, foram os que tiveram menor tempo para se adequar as novas normas de segurança contra o covid. 

 

Outro setor que disparou foi de Fast Food online, que antes era feito de forma mais casual. Uma pizza na sexta, um hambúrguer durante a semana. Porém, empresas como o Ifood chegaram a registrar uma média de um milhão de entregas por dia no mês de março deste ano.

 

E no caso específico do Ifood, eles souberam ir além e passaram a vender produtos de mercado. Ou seja, uma outra tendência que até então estava adormecida aqui no Brasil. Então não basta estar preparado, é preciso ser preparado.

 

Outro aplicativo que também mostrou sua força em 2020, foi o Zé Delivery da Ambev. Somente nos meses de Março e Abril, registraram uma venda maior que seu faturamento de 2019.

 

Nesse caso, além do momento ser favorável, muito vem da estrutura que a Ambev já oferecia no passado com seus distribuidores. Mas ja dizia o velho ditado “se a vida de ter limões, faça uma limonada”. #sextou

 

2020

 

Não só de compras vivemos em 2020

 

Dentre os setores que mais venderam em 2020, o serviço de streaming que era tido como um supérfluo pelo especialistas, que chegou a ser apontado como um dos primeiros a serem cancelados durante a pandemia, foi o que apresentou o terceiro maior crescimento de 2020.

 

Netflix, que divulgou resultados na semana passada, surpreendeu ao revelar que adicionou mais assinantes pagos do que o esperado no primeiro trimestre. O resultado – 15,77 milhões de novas assinatura, supera a somatória do último trimestre de 2019.

 

Ainda no setor de entretenimento, o número de usuários online nos videogames avançou 75%. Já o mercado de games como um todo, cresceu mais de 130% durante a pandemia. Isso significa que as vendas mais que dobraram.

 

Muito disso vem do Brasil ser o 6° maior consumidor de streaming e series do mundo. Ou seja, não vemos essa plataforma de entretenimento como supérfluo, mas como uma necessidade rotineira.

 

Então repita comigo, conheça seu público melhor que a si mesmo!

 

Resumindo 2020

 

Esse ano veio para provar que precisamos estar prontos, independente da situação e do momento em que estamos vivendo. O dia de amanhã, realmente é uma incógnita e ninguém sabe o que está por vir.

 

Uma boa forma de estar pronto pro o que estar por vir, é ter processos estruturados e fluídos. Suas vendas não precisam depender de você 100% do tempo, muito menos sua equipe.

 

Imagina que nesse cenário, se você tivesse mais tempo para criar um novo modelo de vendas, que realmente se preocupar em vender, como não teria sido seu ano. Isso é o que Ifood fez por exemplo. Eles já estavam prontos e só ampliaram sua oferta.

 

A UP oferece diversas ferramentas e serviços de estruturação de vendas. Não vá deixar essa oportunidade passar.

 

Pois aqui oferecemos o limão, fazemos a limonada e ainda lavamos a jarra no final do expediente ?

 


 

 

 

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