2021, estratégias marketing

Você está preparado para 2021?

Se tivesse que comparar 2020 há alguma coisa, certamente perderia meu emprego. Mas não por ter sido um ano ruim, mas sim um ano onde ninguém sabia o que fazer e de repente todos souberam pra onde caminhar.

Perdido 2021

Entretanto, enquanto algumas empresas engatinhavam para se recuperar, outras nadavam de braçadas durante a pandemia.

“A varejistaMagazine Luiza registra seguidamente recorde de vendas. Desta vez, no terceiro trimestre do ano, foram R$12,3 bilhões de receita, um crescimento de 81,2% em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado dos nove primeiros meses, a receita registrada é de R$28,6 bilhões, 56,3% maior. Assim, as vendas deste ano já superam de todo 2019, quando foram R$27,3 bilhões.”
Fonte:  Exame 

Mas ai você me diz: “Mas UP, eles são uma empresa gigante e tem toda uma equipe pra isso.” E aí, eu te respondo “Sim e não. Pois nem eles e nem ninguém, previu como seria 2020. Então é mais uma questão de ser e estar preparado.

Enfim, saindo desse cenário onde fico imaginando conversas na minha cabeça. Vamos ao ponto crucial dessa publicação:

Você é/está preparado para 2021?

Primeiramente o consumidor é quem dita as regras do mercado, não adianta um produto inovador, se não há público para consumo. E diante desse cenário pandêmico, toda as empresas precisaram repensar seu método de vendas. Principalmente online!

Para que se tenha uma ideia, o varejo online cresceu 39,7% em Junho, se comparado a 2019. Em linguagem simplificada, se você vendia Mil x produtos, agora você vende, quase, 1,4 Mil produtos a mês.

E se engana quem acredita que isso se resume somente a vendas online, apesar de ser o maior foco, alguns setores físicos também apresentaram crescimento. Por exemplo, o setor de material de construção cresceu 40% no inicio da pandemia.

Mas falei mais sobre isso, nesse post. Modéstia parte, você não pode terminar o  ano sem ler isso. 

Planejamento 2021

O que é estar preparado para 2021?

A pandemia pegou todo mundo desprevenido, isso é um fato. Todavia, já reconhecendo a possibilidade, vamos partir do princípio que você trabalhará com outra visão do mercado a partir de 2020.

Entretanto se até hoje você não trabalha com vendas online, ou só está engatinhando, pare tudo e DÊ VALOR AO SEU E-COMMERCE. Monte um plano comercial para 2021. Olha essas 4 dicas que separei para você:

Trabalhe com métricas primárias e secundárias.Por exemplo, sua meta primária é vender pizza. Mas sua meta secundária é conseguir ingredientes baratos, para ter um bom preço de venda da pizza. Não necessariamente a primeiro é mais importante que a segunda, são interdependentes.

Outra forma de exemplificar, é que para atrair mais clientes (primário), você precisa de um Funil de Vendas (secundário). 😁

Ótimo, você traçou seu objetivo de vendas para 2021. Agora comece a pensar em quem irá compra-lo, como você chegará até ele e como o mercado trabalha esse produto.

Lembre-se, em 2020 muitas empresas refizeram seu modelo de negócio, baseados em outros pontos de sucesso. Não se ache a última bolacha do pacote!

Defina táticas palpáveis ao tamanho da sua equipe. Não queria acertar uma mosca, com uma bala de canhão. Logo, padronize processos que facilitem o funcionamento da sua equipe.

Se você não consegue trabalhar com uma equipe de marketing gigante, busque processos de automatização. Confia em mim!

Por último e não menos importante, capacite seu time. Se você espera recuperar o prejuízo de 2020 ou até mesmo vender ainda mais em 2021, invista.

O final e início de ano, são ótimos momentos para analisar o funcionamento da equipe. Enxergar suas fraquezas e apresentar soluções.

Entender onde está o problema da equipe de vendas, que não consegue acompanhar o calendário proposto por você.  Tudo isso pode ser feita através de Análise Swot.

2021

O que preciso para 2021?

Que bom que você perguntou! Como sempre digo, planejar não é fácil. Não é algo que acontece do dia pra noite, mas é essencial que exista esse pensamento na cotidiano como funcionário ou empresa.

Quando a UP decidiu começar o trabalho de vendas de automação, foi justamente por pessoas como você, que hoje buscam vender mais ou/e agregar mais a sua empresa de forma ordenada.

Como disse logo acima, o planejamento requer ferramentas. Logo, você precisa estar ciente de quais são as mais eficientes para você dentro do mercado. De antemão já adianto, trabalhe com automação.

É uma ferramenta perfeita para pequenas e grandes empresas.  E como isso pode funcionar? Vamos criar um cenário hipotético. Onde a sua empresa, que até então realizava vendas offline, hoje se deparou com um cenário totalmente digital.

A demanda digital, é enorme. É milhões de vezes maior, que uma simples loja de rua. Entretanto como atender toda essa demanda, se a sua equipe não é estruturalmente preparada? Ai que entra o Funil de Vendas e automação de marketing.

O Funil de Vendas trabalha de forma automática, a distribuição de comunicação para seus clientes e os nutri com informações cada vez mais valiosas. Pois quanto mais interagem com suas comunicações, mas propícios estão a fechar com você.

Logo, se durante uma crise, sua empresa já vem realizando esse trabalho, você já tem uma base de clientes que estão ali aguardando um mero empurrão pra comprar.


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